sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Portugueses e brasileiros embarcam em Benghazi, na Líbia


Um grupo de 148 brasileiros, 48 portugueses, 20 espanhóis e um tunisino começaram a embarcar na manhã de hoje (25) – tarde na Líbia – no navio, que sairá de Benghazi, no litoral líbio, em direção à Grécia.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, a previsão é que o processo de embarque dure cerca de duas horas, e a viagem até Atenas (na Grécia) demore aproximadamente 17 horas. A chegada à capital grega está prevista para sábado (26) .

O mau tempo atrasou parte do embarque. O navio foi fretado pela empresa brasileira Queiroz Galvão e desde ontem (24) aguardava autorização para atracar no porto de Benghazi. Mas havia uma fila de navios à espera e também as condições meteorológicas eram ruins.

Na quarta-feira (23), um primeiro voo fretado chegou à ilha de Malta, no Mediterrâneo, com 446 funcionários da Odebrecht que estavam na capital líbia, Trípoli, incluindo 114 brasileiros. A construtora negociou ainda o fretamento de três aviões para a retirada de funcionários e das famílias da Líbia.

O governo do líder Muammar Khadafi é alvo de protestos desde o último dia 15. Há estimativas de mais de 600 mortos. Também existem denúncias de violação de direitos humanos e crimes contra a humanidade. Khadafi nega as acusações e informou, em pronunciamento no começo desta semana, que permanecerá no poder. Ele está no governo desde 1969.

Sem comentários:

Enviar um comentário