sábado, 19 de fevereiro de 2011

Portugal e Brasil partilham "cumplicidade estratégica" - afirmam ministros


Portugal tem com o Brasil uma "cumplicidade estratégica" que permite amplos entendimentos sem pôr em causa as condicionantes e características próprias de cada um dos países derivadas do seu posicionamento nas respectivas regiões.

Avançado pelo ministro português dos Negócios Estrangeiros , Luís Amado, para caracterizar a relação com o Brasil, o conceito foi de imediato confirmado e saudado pelo seu homólogo brasileiro, António Patriota, na conferência de imprensa conjunta que ambos concederam hoje no termo dos seus encontros em Brasilia - primeiro com a Presidente Dilma Rousseff , no Palácio do Planalto, e depois a dois, no Itamaraty.

A ideia é que o diálogo bilateral seja intensificado. “Nossas empresas no setor privado estão interagindo. Há muitos investimentos de Portugal no Brasil e o Brasil também investe na economia portuguesa. Vamos desenvolver essa cumplicidade estratégica a partir de realidades geográficas e desenvolvimento económico e social distintos, mas no mesmo desejo de se posicionar como ponte no mundo, entre civilizações.” - acentuou o ministro brasileiro.

2012 - Ano de Portugal no Brasil e Ano do Brasil em Portugal

Os minstros confirmaram a intenção dos dois países realizarem, em 2012, "em simultâneo e com organização conjunta", o Ano de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal, conforme decidido na última cimeira bilateral, realizada em Lisboa. Um evento que se pretende tenha "uma agenda ambiciosa" e envolva fortemente a comunidade empresarial dos dois países.

Agenda política 2011

Ficou também decididido realizar este ano, no Brasil, a habitual cimeira anual bilateral, devendo o ministro António Patriota deslocar-se a Portugal este ano para preparar o encontro.

Por outro lado, Portugal reiterou convite à Presidente Dilma Rousseff para que realize, ainda este ano, uma visita oficial a Portugal quando da sua deslocação à Europa.

Sem comentários:

Enviar um comentário