domingo, 20 de fevereiro de 2011

Portugal tem o melhor serviço público online - diz União Europeia



Segundo o relatório "eGov Benchmark 2010" da Comissão Europeia, Portugal é o país mais avançado da União Europeia (UE) em termos de sofisticação e disponibilidade de serviços públicos online.

A implementação do Cartão do Cidadão, a disponibilização da ferramenta Empresa Online, do serviço de declarações eletrónicas de impostos e da página virtual da Segurança Social são algumas das "boas práticas" elogiadas pela Comissão Europeia.

Também a experiência do utilizador na experiência virtual (compras eletrónicas) e diversas soluções que facilitam o fornecimento dos serviços online, como a identificação eletrónica, contribuíram para que Portugal atingisse o primeiro lugar em sofisticação - a par com a Irlanda, Malta e Áustria - e disponibilidade - também ocupado pela Itália, Malta, Áustria e Suécia.

De acordo com os dados agora publicados, em 2005, Portugal apresentava um nível de disponibilidade de 40% e um nível de sofisticação de 68%, valores que  viriam a subir com a introdução do Plano Tecnológico.

Este é o nono estudo conduzido pela Comissão Europeia para  avaliação do desempenho europeu em matéria de governação eletrónica.

Sem comentários:

Enviar um comentário