quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

ELEIÇOES GERAIS EM CABO VERDE, A 06 DE FEVEREIRO DE 2011

CABO VERDE VAI A VOTOS A 06 DE FEVEREIRO DE 2011

Serão no próximo Domingo, 06 de Fevereiro de 2011. Cabo Verde irá aos Votos e o povo escolherá por votação secreta os seus deputados e o Presidente da Republica convidará o Partido mais Votado para indicar quem será o Chefe de Governo para os próximos quatro anos!

As ruas estão coloridas com as cores dos Partidos, melhor, dos dois Maiores Partidos, os dois com vocação governamental. O PAICV, partido no poder e da Independência, pois  é o herdeiro do PAIGC e o MPD, o maior Partido da oposição, criado aquando da abertura Política, também já foi Governo. São os dois concorrentes de peso, até porque são eles os que candidataram em todos os círculos eleitorais, dentro e fora do País.

Na verdade, são cinco os Partidos concorrentes,  PAICV, MPD, UCID, PTS e PSD. Os três últimos apenas concorreram em alguns círculos, UCID que já foi o rosto da resistência ao Partido Único candidatou para cinco círculos eleitorais. O PTS, um dos mais novos partidos concorreram em três círculos. O PSD, porventura o menor de todos, em dois círculos, ambos na Ilha de Santiago.

Cabo Verde mais parece que está no Carnaval prolongado, é um SAMBA e um BATUQUE permanente e continuo nas ruas das cidades... Uma poluição sonora... que só terminará no dia 06 de Fevereiro, dia em que um dos dois maiores Partidos estará em festa e outro triste com a derrota resignará e iniciará a Oposição ao 
Governo e preparará para ”carregar as baterias” para a próxima eleição que será daí a quatro anos.

É mesmo um Carnaval Político,  Graças a Deus, a Democracia usa apenas palavras para tentar convencer aos populares a quem devem votar. Aqui e ali surgem alguns excessos, nada de grave, e como em todas as Democracias, os Tribunais e a CNE são chamados. As sequelas das eleições duraram mais alguns tempos para que sejam totalmente tratadas e cerradas… Os juízes entrarão em acção e cumprirão o seu papel fundamental.    

Esperando que tudo corra tal como tem sido desde que o Partido Único viu-se obrigado a se transformar e dar lugar a alternância política e saudável da Democracia, onde a propaganda política e a campanha eleitoral são as “armas” únicas do garante da Paz Social. Termino dizendo que:

PAICV é a sigla do Partido Africano da Independência de Cabo Verde
MPD é o Movimento Para a Democracia
UCID é a União Cabo-verdiana Independente e Democrática
PTS é o Partido de Trabalho e Solidariedade
PSD é o Partido Social Democrático Cabo-verdiano
CNE é a Comissão Nacional da Eleição
PAIGC é o Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo Verde


João P. C. Furtado
Embaixador de Poetas del Mundo para Cabo Verde

Praia, 31 de Janeiro de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário