segunda-feira, 4 de abril de 2011

Lula da Silva, consagrado "Doutor Honoris Causa", pela vetusta Universidade de Coimbra, foi elogiado por Dirigentes portugueses, pelo seu relevante papel de dinamização do progresso e de promoção sócio-econômica das classes pobres e, como Líder carismático, pelos altos créditos de afirmação do Brasil no concerto das nações.



O Presidente português, Cavaco Silva, confessou  “uma admiração imensa” por Lula da Silva, por ter conseguido na presidência do Brasil conciliar o desenvolvimento com o combate à pobreza.
“Além de ser um grande amigo de Portugal, foi um grande Presidente do Brasil”, afirmou na Universidade de Coimbra, no termo da cerimónia de doutoramento honoris causa do ex-chefe de Estado Brasileiro.

Para Cavaco Silva, Lula da Silva “teve uma projecção internacional notável”, de que os portugueses se orgulham. “Conseguiu conciliar o crescimento com a correcção das desigualdades e combate à pobreza. Por isso tenho uma admiração imensa, tal como os portugueses têm uma admiração imensa pelo presidente Lula da Silva”, acentuou.

O Primeiro Ministro José Sócrates, salientou e elogiou o trabalho de Lula da Silva que, também nas  relações externaso, o presidente Lula da Silva promoveu a ascensão e o prestígio do Brasil no cenário mundial.
Sócrates diz que doutoramento é uma honra para os falantes de português

Por seu lado, o primeiro-ministro cessante, José Sócrates, realçou o significado que o doutoramento honoris causa atribuído a Lula da Silva tem para Portugal e para a língua portuguesa, afirmando que é uma honra para os falantes de português.

“ Lula da Silva é hoje uma personalidade mundial, que deixa um Brasil mais forte no campo internacional, mais forte no campo económico e um Brasil com menos desigualdades”, disse o primeiro-ministro  aos jornalistas.

Para Sócrates, a atribuição deste título ao ex-chefe de Estado brasileiro tem “um significado para Portugal e para o Brasil”.

“O mundo mudou, mas há uma mudança no mundo que é da maior importância para o nosso país: Foi a ascensão do Brasil no contexto das Nações. O Brasil tem hoje uma posição no mundo que não tinha há uns anos e essa posição foi conseguida pela política externa que o Lula da Silva conduziu”, afirmou.

José Sócrates defendeu ainda que “para quem fala português é da maior importância que o país que tem 200 milhões de falantes em português se afirme no contexto mundial”.

Sócrates sublinhou também a importância desta distinção para “todos aqueles que lutam pela língua portuguesa no mundo”.

Sem comentários:

Enviar um comentário