terça-feira, 7 de setembro de 2010

Inspiração portuguesa para tratamento dos resíduos sólidos

Representantes da Secretaria Estadual do Ambiente e do Inea/Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro embarcam, no início de outubro, para Bruxelas, onde participarão do congresso Pro Europe (http://www.proeurope-congress.com/). No encontro serão discutidas alternativas para a destinação final de resíduos sólidos. Em seguida, as autoridades verdes do Rio seguem para Portugal, país referência para o Brasil no tratamento do lixo urbano.

Em maio, a secretária Marilene Ramos e a ministra Portuguesa do Ambiente, Dulce Álvaro Pássaro, assinaram um acordo de cooperação técnica. Com duração prevista de cinco anos, o acordo tem por objetivo a troca de experiências e intercâmbio de informações, além de capacitação de pessoal.
A evolução de Portugal no tratamento de resíduos chama a atenção. Há 15 anos, o país contava com 326 "lixeiras". Actualmente, são 41 aterros sanitários (onde os resíduos são tratados adequadamente) e 2 modernos incineradores de lixo, um em Lisboa e outro no Porto. Na Europa dos 25, incineram-se 17,2% dos resíduos municipais (falamos dos lixos recolhidos pelos sistemas de recolha das câmaras municipais); em Portugal, incineram-se 21 por cento.

Sem comentários:

Enviar um comentário