quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Portugal e Brasil promovem agenda comum no Conselho de Segurança


Portugal conta com “excelentes relações” com a missão brasileira junto das Nações Unidas para promover uma agenda comum no Conselho de Segurança, em que a Comunidade lusófona (CPLP) terá papel central.

“Temos uma excelente relação com os nossos colegas brasileiros em Nova Iorque e esperamos estreitar ainda mais os laços que nos unem no próximo ano no trabalho do dia a dia do Conselho”, disse fonte da representação portuguesa junto da ONU.

Membro não-permanente do Conselho de Segurança a partir de 1 de janeiro, para o biénio 2011-12, Portugal volta a coincidir com o Brasil na instância máxima de decisão das ONU, tal como sucedeu em 1998.

“Temos a oportunidade, uma vez mais, de trabalhar em conjunto na agenda do Conselho, o que nos permitirá conjugar esforços e fortalecer posições convergentes, designadamente de interesse no quadro da CPLP e noutras áreas de interesse comum”, adiantou a mesma fonte.

À semelhança da última presença no Conselho, a missão portuguesa está a ser reforçada, com o preenchimento do quadro de funcionários ao mesmo nível de há 13 anos.

Ainda em curso, este reforço será feito através de uma redistribuição de efetivos “em razão dos temas a seguir e das exigências, que são muitas no dia a dia do trabalho do Conselho, com natural concentração nas questões africanas”.

“E é preciso não esquecer todo o trabalho da AG em que teremos que continuar ativamente empenhados”, adianta a mesma fonte.

Atualmente, o Brasil está à frente da comissão para a Guiné-Bissau, cuja situação é, juntamente com Timor-Leste, frequentemente levada à agenda do dia no Conselho.

Por iniciativa da presidência angolana da CPLP, a Assembleia-Geral da ONU aprovou recentemente uma resolução sobre a Cooperação com o bloco lusófono.O documento define como metas a intensificação da cooperação bilateral e multilateral, em particular nos sectores da saúde, educação, agricultura, administração pública e tecnologia.

Sem comentários:

Enviar um comentário