quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

ÁGUA - EM ALGUNS LUGARES ELA JÁ NÃO EXISTE MAIS...E A VIDA AGONIZA!



Recebi a mensagem abaixo da minha amiga, a escritora e Cônsul - Secretária da Associação Intenacional Poetas Del Mundo, Meg Klopper, com  alguns breves comentários que a seguir reproduzo: 


" E nós, mortais privilegiados,  perdemos tempo com comentários desagradáveis, julgamentos descabidos, odiamos as pessoas que não conhecemos, enfim...
Cobramos atitudes de outrem que não servem para nós mesmos.
- Por que criamos padrões para os outros e desejamos ser livres? Atiramos pedras e cuspimos em vários pratos depois de saborearmos boas refeições…
Enquanto isso, seres humanos, nossos semelhantes, vivem sem um mínimo de dignidade e do básico para sobreviverem.
Alguém sente-se envergonhado diante dessas cenas?
A resposta é de foro íntimo. Portanto, basta que façamos uma reflexão".

 MEG KLOPPER

___________________________________


Alguns analistas políticos, filósofos e pensadores já admitem que as próximas guerras tenderão a fazer-se pela obtenção (usurpação) por potências militares de grande dominância política e económica, de áreas estratégicas do planeta com solos férteis para a produção de alimentos e em reservas de água, além de outros interesses como os ligados à produção de energias renováveis em territórios com as melhores condições favoráveis a esta produção energética e, ainda, por algum tempo, onde existe potencial de extração de energias fósseis.

No que respeita à àgua, a situação é já dramaticamente grave, com grandes carências em áreas hoje completamente secas,  áridas e desertificadas, onde antes, não há muitos anos, este líquido da vida, existia em abundância.

É absolutamente aterrador pensar que a degradação dos solos, a extinção progressiva da  biodiversidade do planeta, a exaustão das reservas de água e o avanço da desertificação, foram produzidas, na sua grande parte, apenas nas últimas seis décadas, com índíces de avanço superiores à degradação que o ser humano produziu em milénios anteriores.

Sabe-se já, que se não se alterarem profundamente e com medidas urgentes concertadas mundialmente entre as nações industrializadas, os processos que o ser humano impôs ao planeta e que causam a exaustão de solos e de reservas de águas, somados à poluição que causa o envenenamento  da atmosfera, a rarefação dos lençois friáticos e o aquecimento global, com as consequentes alterações climáticas drásticas, comprometerão, a médio prazo, isto é, em mais algumas poucas dezenas de anos, toda a vida no planeta. Isto é, a vida no planeta pode tornar-se quase inabitável para os nossos netos, em vastas zonas já hoje em rápido processo de comprometimento.

Esse trágico fim será, eventualmente, ainda mais acelerado em consequência de prováveis guerras pela disputa desses bens naturais, em especial e em primeiríssimo lugar, pela água.

Carlos Morais dos Santos


Vejamos o que nos dizem as fotografias apresentadas no início desta publicação:
ÁGUA - EM ALGUNS LUGARES ELA JÁ NÃO EXISTE MAIS

  • Deli, Índia. Todos querem, apenas, um pouco de água...

World Water Crisis  book Blue   Planet Run safe drinking water     to the one billion people who lack it
  • Dois  Sudaneses bebem água dos pântanos, com tubos plásticos, especialmente concebidos para este fim, com filtro para filtrar as larvas flutuantes, responsáveis pela enfermidade da lombriga da Guiné.
O  programa distribuiu milhões de tubos e já conseguiu reduzir em 70% esta enfermidade debilitante.  
World Water Crisis  book Blue   Planet Run safe drinking water     to the one billion people who lack it
  • Os glaciares que abastecem a Europa de água potável perderam mais da metade do seu volume, no século passado. Na foto, trabalhadores da estação de esqui do glaciar de Pitztal, na Áustria, cobrem o glaciar com uma manta especial para proteger a neve e retardar o seu derretimento, durante os meses de Verão...
World Water Crisis 

 book Blue   Planet Run safe drinking water     to the one billion people who lack it
  • As águas do delta do rio Níger são usadas para defecar, tomar banho, pescar e despejar o lixo.
World Water Crisis  book Blue   Planet Run safe drinking water     to the one billion people who lack it
  • Água suja em torneiras residenciais, devido ao avanço indiscriminado do "desenvolvimento/crescimento", em vez do desenvolvimento sustentável.
World Water Crisis  book Blue   Planet

 Run safe drinking water     to the one billion people who lack it
  • Aldeões na ilha de Coronilla, Quénia, cavam poços profundos em busac do precioso líquido, a apenas 300 metros do mar. A água é salobra.
   
  • Aquele que foi o quarto maior lago do mundo, agora é um cemitério poeirento  de embarcações que nunca mais zarparão...
VALORIZE A ÁGUA!
EM ALGUNS LUGARES, ELA NÃO EXISTE MAIS!

Sem comentários:

Enviar um comentário