quarta-feira, 6 de outubro de 2010

É FALSA A NOTÍCIA QUE PUBLICÁMOS EM 30.08.2010 COM O TÍTULO "GRAVE CRIME CONTRA A VIDA NA MARGEM DO RIO SOLIMÕES - BRASIL", PORÉM...

 EM NOME DA VERDADE

UM LEITOR ANÔNIMO DESTE NOSSO BLOG, DEIXOU-NOS, EM 8 DE SETEMBRO, UM  COMENTÁRIO SOBRE A FALSIDADE DA NOTÍCIA QUE VEICULÁMOS NA POSTAGEM QUE FIZEMOS COM O TÍTULO: "GRAVE CRIME CONTRA A VIDA NA MARGEM DO RIO SOLIMÕES - BRASIL", PUBLICADO EM 30 DE AGOSTO DE 2010.

INFELIZMENTE, SÓ AGORA NOS DEMOS CONTA DESTE COMENTÁRIO E, SEGUINDO AS INDICAÇÕES DO ENDEREÇO DA WWW.GLOBALAMAZONIA.COM, QUE O LEITOR NOS DEIXOU, CONSTATÁMOS A INVERDADE DA NOSSA NOTÍCIA QUE, DE BOA FÉ, HAVIAMOS DADO COMO DENÚNCIA DE UM CRIME AMBIENTAL CONTRA A VIDA ANIMAL, COMO TENDO OCORRIDO NO RIO SOLIMÕES, NA AMAZÔNIA BRASILEIRA, QUANDO AS IMAGENS SÃO, AFINAL, FEITAS NUMA PRAIA DA COSTA RICA.

REPRODUZIMOS, ABAIXO, O COMENTÁRIO DO NOSSO LEITOR ANÔNIMO, A QUEM AGRADECEMOS O ALERTA E A REPOSIÇÃO DA VERDADE, ASSIM COMO A VERDADEIRA NOTÍCIA ORIGINAL DA "GLOBO AMAZÔNIA" E DO JORNAL "AL DIA" DA COSTA RICA, QUE PUBLICOU AS FOTOS E A NOTÍCIA DA RECOLHA DOS OVOS DE TARTARUGA COMO SENDO UMA PRÁTICA LOCAL INOFENSIVA PARA A CONSERVAÇÃO DA ESPÉCIE E AUTORIZADA OFICIALMENTE (!!!).

APESAR DOS ARGUMENTOS EXPLICADOS PELO JORNAL DA COSTA RICA "AL DIA" E PELA "GLOBO AMAZÔNIA", CONTINUAMOS A NÃO CONCORDAR COM AQUELA PRÁTICA, NÃO ACEITANDO O ARGUMENTO DE QUE SÃO APENAS RECOLHIDOS 450.000 OVOS DE TARTARUGA, NUM TOTAL DE 6 MILHÕES POSTURAS DEIXADAS PELAS TARTARUGAS E QUE ISSO NÃO PÕE EM CAUSA A DIMINUIÇÃO DA ESPÉCIE. 

SE ESTE PONTO DE VISTA FOSSE ACEITÁVEL, E PORQUE SE TRATA DA ELIMINAÇÃO DE VIDAS, PERGUNTARIAMOS SE OS DEFENSORES DE TAL ARGUMENTAÇÃO TAMBÉM CONCORDARIAM EM ACEITAR COMO NATURAL QUE NA ESPÉCIE HUMANA SE ACEITASSE QUE A ELIMINAÇÃO DE ALGUMAS CENTENAS DE MILHARES DE PESSOAS EM TANTOS E TANTOS CONFLITOS DE GUERRAS E GENOCÍDIOS CRIMINOSOS, NÃO SERIA CONDENÁVEL, CONSIDERANDO QUE A POPULAÇÃO HUMANA DO PLANETA, AINDA ASSIM, CONTINUA A CRESCER EM CADA ANO.

AS NOTÍCIAS DA "GLOBO AMAZÔNIA", MOSTRAM E DENUNCIAM, POR OUTRO LADO, VÁRIOS OUTROS CRIMES AMBIENTAIS PRATICADOS NO BRASIL E NA AMAZÔNIA.   

EIS O COMENTÁRIO DO NOSSO LEITOR QUE NOS DEIXOU O ALERTA:


Anónimo disse...
Essa notícia é falsa, os as fotos são da Costa Rica: http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL1580091-16052,00.html

EIS A NOTÍCIA DA "GLOBO AMAZÔNIA", SEGUIDA DA NOTÍCIA DO JORNAL "AL DIA" DA COSTA RICA.

Crime ambiental

RSSRSS
27/04/10 - 07h00 - Atualizado em 27/04/10 - 07h00

Mensagem com denúncia falsa sobre a Amazônia 

circula na internet

Fotos mostram um suposto roubo de ovos de tartaruga no Rio Solimões.
Imagens vêm de um jornal da Costa Rica, confirmou o Globo Amazônia.
Dennis Barbosa Do Globo Amazônia, em São Paulo

Uma mensagem com denúncia falsa de roubo de ovos de tartaruga no rio Solimões circula na internet, ilustrada com fotos originárias da Costa Rica. “Veja o que acontece na margem esquerda do Rio Solimões! Favor difundir - roubam os ovos das tartarugas para vender!”, diz o e-mail. Logo abaixo há diversas imagens de tartarugas numa praia e de pessoas recolhendo os ovos e colocando-os em grandes sacos.

Foto: Reprodução

E-mail falso alerta para o suposto roubo no Rio

 Solimões. (Foto: Reprodução)

Siga o Globo Amazônia no Twitter

Foto: Reprodução

Página do jornal da Costa Rica com as fotos originais utilizadas na 

mensagem falsa. (Foto: Reprodução)

À primeira vista, chama a atenção que a praia retratada não é fluvial, e sim marítima, já que em algumas das imagens é possível ver ondas grandes.

Um olhar mais atento revela ainda que um dos sacos carregados pelos supostos “ladrões de ovos” da Amazônia tem inscrição em espanhol.

A origem verdadeira das fotografias é um jornal da Costa Rica chamado “Al Día”. Por telefone, a jornalista Paula Chinchilla, funcionária do diário, confirmou ao Globo Amazônia que as imagens foram feitas por um colega seu, o fotógrafo Manuel Vega, na praia de Ostional (clique aqui para acessar a galeria de fotos original na página do jornal).

A coleta de ovos de tartaruga no local, segundo "Al Día", é autorizada e não prejudica a reprodução dos animais. De um total de 6 milhões de ovos postos pelos quelônios,  450 mil são coletados pelos moradores, afirma o jornal.

A mensagem dizendo que se trata de um fato ocorrido no Rio Solimões aparentemente é uma versão abrasileirada de um correio em inglês denunciando o "roubo" na Costa Rica, também falso, já que a coleta de ovos mostrada não é clandestina.

Ainda que essa mensagem especificamente seja falsa, a Amazônia não está livre do roubos de ovos de tartaruga – clique aqui para ler sobre um caso real no Pará.

Se você vive ou viajou para a Amazônia e tem denúncias ou ideias para melhorar a proteção da floresta, entre em contato com o Globo Amazônia pelo e-mail globoamazonia@globo.com . Não se esqueça de colocar seu nome, e-mail, telefone e, se possível, fotos ou vídeos.

Leia mais notícias de Amazônia

1 comentário:

  1. Prezado Seareiro: Bem haja!
    A publicação da "denúncia de roubo de ovos de tartaruga às margens do Rio Solimões", agora dada como "inverídica" APENAS altera a posição geográfica, pois a sua argumentação sobre a prática, condenável sob todos os aspectos, está PERFEITA!
    Continuemos a batalhar para que os seres (racionais e/ou irracionais) que habitam este planeta (sempre tão vilipendiado) sejam protegidos da sanha gananciosa de indivíduos que SÓ visam se locupletar financeiramente dos recursos naturais em detrimento do ambiente em que vivemos.

    ResponderEliminar